
PANTANAL
O Pantanal é a maior área continental alagável do mundo. São aproximadamente 210.000 km2 espalhados por três países da América do Sul: Paraguai, Bolívia e Brasil, esta área equivale a 10 vezes o tamanho do Parque Everglades, nos EUA. A maior parte desta planície (aproximadamente 140.000km2) encontra-se em território brasileiro. Devido ao seu perfil geológico que proporciona um pulso de água o Pantanal possui duas estações bem distintas anualmente a seca e cheia. É considerado um dos locais mais ricos em biodiversidade no Mundo. Este ecossistema possui a maior densidade de vida silvestre das Américas, sendo comparado com as savanas da África.
O Pantanal faz parte da Bacia do Alto Paraguai, tendo o Rio Paraguai seu principal meio de escoar o excesso de água das chuvas. Dentro deste ecossistema é possível encontrar cerca de 650 espécies de aves, 95 de mamíferos, 260 de peixes e 50 de répteis, sendo importante refúgio para algumas populações de animais ameaçados de extinção como a onça-pintada , o cervo-do-pantanal , o tamanduá bandeira e a arara azul .
O Pantanal é influenciado por quatro grandes biomas: a Floresta Amazônica, a Floresta Atlântica, o Cerrado e o Chaco. Isto torna a região um complexo com diferentes características, dividida em onze sub-regiões que diferem quanto aos tipos de vegetação, solo e ao nível de inundação. Desta maneira, cada sub-região apresenta particularidades regionais.
A grande importância do Pantanal para preservação é reconhecida mundialmente sendo considerado: Patrimônio natural da humanidade. Além disso faz parte das áreas estratégicas de conservação da biodiversidade mundial, através de outros dois títulos: Reserva da Biosfera e Sítio Ramsar, sendo estes títulos “doados” apenas aos locais mais preservados do Globo.
Possui 175 rios que desembocam no rio Paraguai, que significa rio dos papagaios na língua indígena, e é o principal rio do Pantanal. Proporciona um habitat favorável ao desenvolvimento de uma rica vida aquática. Está cercado ao norte pelas Serras dos Parecis, Azul e do Roncador; a leste, no Planalto Central, com a Serra de Maracajú, ao sul pela Serra de Bodoquena e a oeste pelos chacos paraguaio e boliviano.